quarta-feira, 26 de março de 2008

PLANEJAMENTO DAS AULAS SIMULADAS

PLANO DE AULA DETALHADO
1. IDENTIFCAÇÃO
Aula simulada apresentada no dia 16 de abril de 2008, pelo aluno Marcio A. Meireles, visando à sétima série do ensino fundamental como o tema: A Importância dos Rios.

2. OBJETIVOS
Esperamos que os alunos compreendessem os conceitos dados através de ações e/ou transformações reflexivas, onde levarão os mesmos a terem uma visão critica da realidade e tendo condições, argumentos necessários para criticar e propor soluções para a sua realidade cotidiana.

3. CONTEÚDO
O tema central da aula simulada será “A Importância dos Rios”, porém de inicio mostraremos a distribuição de água no planeta Terra, onde sua superfície possui cerca de 70% coberta por águas, onde desses 70% de água 97% está nos oceanos, sobrando apenas 3% que estão distribuídas em geleiras, lençóis freáticos, lagos e rios, visto que desses 3% de água doce, apenas 0,03 estão nos rios que é o estudo central da aula. Contudo, estaremos destacando os seguintes conceitos, primeiramente o de rio que é “um corpo de água corrente confinada num canal” (BIGARELLA; SUGUIO, 19792 p.3) e dentro deste conceito trataremos outros três: o de rio efêmero que aparecem “[...] somente durante e depois das chuvas, permanecendo secos na maior parte do ano [...]”(BIGARELLA; SUGUIO, 19792 p.3); o de rio intermitente que “[...] são aqueles que contêm água em certa parte do ano e apresentam-se secos em noutra” (BIGARELLA; SUGUIO, 19792 p.3); e por ultimo o de rio perene “[...] que sempre apresentam água no seu canal [...]” (BIGARELLA; SUGUIO, 19792 p.3). Segundo apresentaremos os elementos existentes nos rios, como: nascentes, confluência, meandros, mata ciliar, ilha fluvial e a foz. Por ultimo discutiremos o conceito de bacias hidrográficas ou bacias de drenagem que é uma “[...] área abrangida por um rio ou por um sistema fluvial composto por um curso principal [...]” (BIGARELLA; SUGUIO, 19792 p.13), e ainda o conceito de divisor de águas que “[...] são partes mais elevadas do relevo que definem a direção do escoamento da água, oriunda da chuva ou da neve acumulada nas montanhas” ( ARAUJO; GUIMARÃES; RIBEIRO, 2002, p.29).

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A aula simulada será apresentada de forma expositiva, põem dando uma dimensão dinâmica fazendo com que os alunos dêem a sua contribuição expondo seus comentários, dúvidas e sugestões. Serão inseridos textos e apresentações de slides no formato PowerPoint de acordo com os conteúdos propostos.

5. RECUROS UTILIZADOS
Como recurso será utilizado o computador, o projetor de imagens, slides, mapas e os alunos como forma de interagir e dinamizar dar exemplos 6. AVALIAÇÃO Para fins avaliativos será pedido um texto dissertativo com o tema “a importância do rio na minha vida”, contudo para atender o objetivo que é formar um aluno reflexivo e critico em relação a sua realidade e ao tema, no caso.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAUJO, R; GUIMARÃES, R. B; RIBEIRO, W. C. Terra: planeta água. Construindo a geografia: recortando o mapa do mundo. São Paulo: Moderna, 2002. BIGARELLA, J. J; SUGUIO, K. Hidrologia. Ambiente Fluvial. Curitiba: UFPR, 1979. BIGARELLA, J. J; SUGUIO, K. Conceitos fisiográficos fundamentais. Ambiente Fluvial. Curitiba: UFPR, 1979. NETTO CORDEIRO, O. de M; HESPANHOL, I. TUCCI, C. E. M. Gestão da água no Brasil. Brasília: UNESCO, 2001.

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