quarta-feira, 26 de março de 2008

VIVÊNCIA DOCENTE


RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO

INTRODUÇÃO
Este trabalho é fruto da atividade do estágio de vivência e observação realizado para o cumprimento da ementa na disciplina Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, orientado pela Professora Doutora Rosely Sampaio Archela.
O objetivo principal foi observar a prática docente e discente no ensino de Geografia nas instituições de ensino fundamental e médio. Para tanto escolhemos o Colégio Estadual Albino Feijó Sanches para o cumprimenta da atividade de observação, que está na Rua Jacarezinho nº 80 localizado no Parque das Indústrias Pesada na zona sul de Londrina.
As observações foram de dez horas/aula realizadas no mês de maio, onde analisamos os comportamentos, tanto do docente como dos discentes, a estrutura física, a importância do colégio para a comunidade e as principais características dos alunos do colégio. Para tanto foram analisado as séries finais do ensino médio.

DESCRIÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL ABINO FEIJÓ SANCHES
O colégio foi fundado 12 de outubro de 1978 atendendo os estudantes desde a primeira série do ensino fundamental até a terceira do médio. Possuindo aproximadamente 100 funcionários distribuídos na zeladoria, direção, supervisão, no corpo docente, entre outras funções dentro do colégio, e ainda, aproximadamente, 2000 alunos distribuídos em três turnos manhã, tarde e noite.
O rai0 de atendimento do colégio é muito grande, pois onde está localizado existe apenas um colégio, além dele, que oferece o ensino médio para a comunidade, conseqüentemente, o Albino é muito valorizado pela comunidade residente nas mediações, além de o ensino ser de boa qualidade. A estrutura física esta conservada por ser um colégio mantido pelo Estado e com poucos recursos, o colégio possui um ginásio poliesportivo e mais de 18 salas de aula.
Além do ensino fundamental e médio o colégio possui um curso técnico e integrado em meio ambiente e estando para iniciar outro curso técnico em química, fazendo com que a sua importância seja maior ainda, pois através do ensino proporciona a comunidade uma forma de qualificação profissional gratuita.
O perfil dos estudantes do colégio é bem heterogêneo, ou seja, existem alunos de diferentes classes sócias, porém o que pode se observar com freqüência é que os alunos que estão na idade de trabalho, acima de 16 anos, quase que a maioria deles trabalha em um período, este problema, porém para os alunos é a solução que trás renda, esta sendo o grande desafio dos professores, pois os alunos estão perdendo o interesse nas aulas, pois já vão cansados para a sala de aula.

HISTÓRIA DE VIDA E CONSIDERAÇÕES DA PROFESSORA YARA
Durante o período de observação acompanhei as aulas da professora Yara Aparecida Guimarães Santos, onde ela reside na cidade de Londrina – Paraná e leciona no respectivo colégio da observação. Nasceu em Ponta Grossa – Paraná onde vivei lá apenas dois anos de vida considerando-a londrinense de coração.
Formou-se na Universidade Estadual de Londrina no ano de 1999 no curso de Geografia e conclui uma pós-graduação em Gestão Escolar e está cursando outra em Orientação à Educação Especial, todas voltadas ao ensino de Geografia.
Com uma breve conversa com a professora sobre algumas questões do ensino e da profissão de professor ela afirma que nasceu para lecionar, pois tem o “dom” de ensinar e lidar com as pessoas, visto que antes de ser professora era profissional na área de saúde, ou seja, sempre trabalhou diretamente com pessoas. E ainda a professora salienta que falta perspectiva de vida para a sociedade em geral, seu trabalho como professora vai além do que a profissão pode, ela tenta motivar e incentivar os alunos a buscar uma perspectiva de vida, onde a educação é a base para tal propósito.
Em relação ao ensino público Yara salienta que há uma grande falta de incentivo e investimentos na educação por parte dos governantes e que os professores as vezes são privados de tomar algumas medidas, principalmente, em relação ao alunos que são indisciplinados, além de afirmar que a educação não valoriza os alunos que são disciplinados e que tiram boas notas.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
Durante as observações nos terceiros ano do ensino médio foi proposto para os alunos, no inicio do segundo bimestre, um trabalho em grupo de 4 ou 5 alunos. Devido a falta de tempo dos alunos, pois como já foi dito mais acima, a maioria dos alunos estão realizando outras atividades, principalmente, trabalhando, não sobrando tempo para atividade fora de sala de aula, o trabalho seria preparado e apresentado em sala de aula onde os alunos teriam um tempo determinada para a tarefa.
Os alunos teriam que pesquisar sobre alguns dos governantes brasileiros, sendo eles: Getulio Vargas, João Batista o. Figueiredo, Tancredo Neves, José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Cada grupo estaria responsável pela apresentação de um dos governantes. Nas apresentações teria que conter uma parte teórica e escrita nas normas da ABNT e outra apresentada oralmente. Os alunos teriam que pesquisar as seguintes questões sobre os governantes: como entrou na política, o que realizou quando governante, qual a importância do seu governo para o país, quando saiu e porque saiu da política, se ainda esta vivo qual atividade exerce atualmente e, por ultimo, identificar pontos negativos e positivos de seu governo.
Contudo a professora proporcionava algumas bibliografias aos alunos, porém eles também estariam responsáveis em buscar algo fora do que a professora estava apresentando. Cada aula era atribuída uma nota naquilo que estava sendo construindo, pois o tempo da aula era para a construção do trabalho, visto que para fins avaliativos teria que ser tomado alguma medida para que os alunos fizessem seus trabalhos. Nas aulas a professora ficava orientando os alunos em todo o processo da construção do trabalho.
Já na serie do segundo ano integrado, onde os alunos matriculados além do ensino médio saíram formados em técnicos em meio ambiente, também foi proposto um trabalho em grupo de 4 a 5 alunos, porém este trabalho seria de forma interdisciplinar reunido as disciplinas de geografia, história, informática, metodologia de pesquisa e português, nas disciplinas pode-se notar algumas diferenças de currículos em relação ao ensino médio, cada salientar que se trata de um ensino médio-técnico, por isso algumas disciplinas amais.
O trabalho estaria relacionado com o tema de Complexos Regionais Brasileiros, onde os alunos escolheriam dois Estados brasileiros, onde teriam que pesquisar toda a geografia deles, como: população, economia, cultura, atualidades, política, aspectos físicos, localização e também conceituar os complexos regionais.
A professora também estaria responsável pela orientação na parte em cabia a ela, no final os alunos juntariam as partes de cada disciplina em um só trabalho e apresentaria em PowerPoint para outros alunos do integrado e professores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando ouvimos falar que nada substituía a pratica é realmente uma afirmação verdadeira, pois quando saímos das salas de aula para o campo vemos que muitas vezes a teoria não da conta de analisar e explicar a realidade.
Com o estagio de observação podemos ver a dinâmica de uma sala de aula, onde encontramos situações reais do cotidiano, conseqüentemente, podemos se preparar para as possíveis situações quando entramos para o corpo docente de uma instituição de ensino.

_______________________________________

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL


INTRODUÇÃO
Este trabalho é fruto da atividade do estágio de vivência e observação realizado para o cumprimento da ementa na disciplina Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, orientado pela Professora Doutora Rosely Sampaio Archela.
O objetivo principal foi observar a prática docente e discente no ensino de Geografia nas instituições de ensino fundamental e médio. Para tanto escolhemos o Colégio Estadual Rina Maria de Jesus Francovig para o cumprimenta da atividade de observação, sendo este localizado na zona sul, mais precisamente, no Jardim Campos Elíseos, na Rua Nicolau Soares Silva nº205 em Londrina – Paraná.
As observações foram de dez horas/aula realizadas no mês de novembro, onde analisamos os comportamentos, tanto do docente como dos discentes, a estrutura física, a importância do colégio para a comunidade e as principais características dos alunos do colégio. Para tanto foi analisado a sexta série do ensino fundamental no sistema de Educação para Jovens e Adultos - EJA.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
Durante as observações as aulas de geografia eram expositivas e ministradas pela Professora Rosemar Garcia, que é graduada pela Universidade Estadual de Londrina.
A série contemplada para as observações foi à sexta do ensino fundamental, porém não do ensino regular, mais sim do sistema de Educação para Jovens e Adultos – EJA, que é o sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para o enquadramento de jovens e adultos na educação. Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que não estão mais em idade escolar, ou seja, pessoas acima de 18 anos, sendo a idade minima para a participação e é regulamentado pelo artigo 37, da lei nº 9394 de 20 de desembro de 1996. No início dos anos 90 o EJA passou a ser classe alfabetizadora, sendo o idealizador do EJA o educador conceituado Paulo Freire.
Contudo, a professora aplicou o conteudo da região suldeste brasileira no periodo das observações, destacando os dados gerais, o clima, relevo, hidrografia, a construção do espaço e agricultura, sendo que no ultimo dia foi aplicado uma avaliação com o conteudo dado ate o presente momento.
A aplicabilidade do conteudo é de forma muito sintetica e rapida, pois se trata de um conteudo, no caso de geografia estudada nas sextas series, que deveria ser dado em torno de um ano letivo e a profesora tem no maximo seis meses para realiza-lo. Cabe, ainda, resaltar as dificuldades encontradas pelos alunos e profesores no processo de aprendizagem devido muitos deles estarem anos sem frequentar uma sala de aula.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para finalizar, vemos que na academia temos conceitos e praticas de ensino pronto, porém quando iremos aplicá-los observamos que a realidade é bem mais rica e a teoria nuca a substituirá.
Neste sentido, temos então o estagio de observação que nos dará a base de como é o ensino brasileiro e suas múltiplas diferenças, pois pode-ser perceber com as observações que o ensino brasileiro esta mais preocupado com quantidade do que em qualidade.

Nenhum comentário: